quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Black Friday: Uma oportunidade de negócio ou uma dor de cabeça para o consumidor?


Está se aproximando a promoção Black Friday em todo o Brasil e com isso o comércio espera impulsionar as vendas de produtos e serviços. O consumidor que pretende adquirir algum bem neste mercado, ofertado pelos lojistas online deve ficar atento para não ser prejudicado. 

Entre as medidas que devem ser adotadas a quem procura um bom negócio para fechar nesta Black Friday, deve, sobretudo, verificar a confiabilidade da Loja da qual está por adquirir o produto ou serviço. Neste caso, deve o mesmo fazer uma busca em sites especializados e até mesmo no Procon de sua região a fim de encontrar alguma informação a cerca da Loja da qual pretende adquirir bem.

Em segundo lugar, o consumidor deve ficar atento as exageradas promoções, da qual o valor do produto ou do serviço destoa muito do seu valor original, a fim de não cair em golpes que muito ocorrem na internet. 

E por último deve o consumidor verificar se o produto ofertado encontra-se em estoque, a fim de evitar incômodos e dores de cabeça.

Como sabemos, este momento é uma oportunidade de se adquirir aquele bem de consumo almejado durante vários meses e até mesmo de antecipar as compras de final de ano, e também é uma forma de economizar. A ansiedade e a euforia podem ser uma armadilha aos consumidores, caso não observem essas dicas acima descritas. Antes de ad

Então tudo pronto. Adquiri o produto por meio de um site confiável, o mesmo chegou em casa no prazo certo, mas ao verificá-lo não era bem o que eu queria. E agora?

Calma!

Existe uma norma do Código de Defesa do Consumidor que autoriza o consumidor a desistir da compra do produto, sempre que a contratação for fora do estabelecimento comercial, como por exemplo a compra feita em um determinado Site ou por Telefone. Segue abaixo a transcrição do artigo que trata exatamente do que estamos falando:

Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Portanto, neste Black Friday faça a sua parte e compre com consciência!

A compra segura somente se verifica com o consumidor bem informado e consciente.

Autor: Lucio Domingues de Medeiros.

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